Ernesto Bozzano
Exibindo todos 4 resultados
-
Estudo, Lachatre, Ernesto Bozzano
ANIMAIS TEM ALMA? (OS)
“Se há algum pesquisador espírita com condições excepcionais para empreender uma pesquisa buscando a comprovação da existência da alma nos animais, esse pesquisador é Ernesto Bozzano.
De formação positivista, discípulo que foi de Spencer, Bozzano, ao se defrontar com a fenomenologia supranormal, aceita a teoria espírita como a única a explicá-la coerentemente. Traz da escola positivista o hábito de se apoiar no fato para dele tirar suas conclusões. Sua obra tem como característica a classificação minuciosa de inúmeros casos, de forma a, ao final, formar uma sólida edificação de base científica e desenvolvimento filosófico.
Herbert Spencer fora o formulador da filosofia evolucionista das espécies.
Espírita convicto, Bozzano percebe a lacuna na ciência espírita da comprovação de uma teoria evolucionista que levasse em conta o competente espirtual dos animais.
Kardec havia proposto, a partir das comunicações dos espíritos, uma teoria espírita de evolução.
Após ele, diversos pesquisadores se lançaram em busca de fatos que comprovassem a realidade espiritual do homem. Bozzano e Geley foram possivelmente os únicos a perceber a necessidade de uma determinação positiva da existência da alma dos animais, sob o risco de ruir a teoria evolucionista espírita.
Sob esse aspecto, Os animais têm alma? é de importância capital no conjunto das obras espíritas, pois, a partir de casos passados com as mais diversas espécies, o autor vem demonstrar a sobrevivência do princípio espiritual à morte física.
Ao apresentar sua proposta evolucionista espírita, ele conclui: “a germinação da vida nos mundos tem por finalidade a evolução do espírito, que, tendo-se encarnado, em potência, na matéria, deve-se elevar ao estado de uma perfeita individualidade consciente, moral, angélica, graças a inúmeras experiências que se alternam com ciclos de existência espiritual, sempre mais sublimes, até atingir os supremos cimos de identificação com Deus, o fim supremo do ser”.
SKU: 9788565518048 -
Ciência, Estudo, Ernesto Bozzano, Tradutor: Guillon Ribeiro
CRISE DA MORTE (A)
Haverá quem não tenha pensado no instante final da nossa trajetória terrestre?
A vida continua além do túmulo? Se cremos que sim, como será essa nova vida?
Quais os fenômenos que se passam com aqueles que se desprendem dos liames carnais e dão entrada no outro mundo?
Em A crise da morte, o autor aprecia e comenta os testemunhos vindos do mundo espiritual, submetendo-os ao processo científico da análise comparada, do que resultou um conjunto de revelações de irrecusável veracidade. Traça orientações sobre os objetivos da existência física, as bases da moral e dos deveres do homem na decisão do seu futuro. Ler esta obra é confirmar as realidades de uma outra existência, de um mundo extrafísico, cujas condições, para cada um de nós, se
SKU: 9788584850389 -
Estudo, FEB, Ernesto Bozzano
FENÔMENOS PSÍQUICOS NO MOMENTO DA MORTE
A atribulada tarefa de servir à causa espírita no meio científico, tão sujeito ao prejulgamento das ideias metapsíquicas, é abraçada por Ernesto Bozzano,
que busca em seus trabalhos demonstrar, por métodos rigorosamente científicos, a existência e a sobrevivência da alma após a morte. Em Fenômenos
psíquicos no momento da morte são analisadas mais de uma centena de manifestações espirituais ocorridas em situações de falecimento, que, de tão costumeiras, parecem integrar a tradição de todos os povos. Dividida e m três partes, a obra investiga, na parte primeira, casos de aparições de entidades no leito de morte de moribundos. Em seguida são examinados fenômenos de telecinesia, como relógios que param ou voltam a funcionar, quadros ou retratos que caem, e outras ocorrências registradas no momento do óbito. Na última parte, o autor apresenta interessante estudo a respeito da música transcendental ou mediúnica. Alucinação? Projeção do pensamento? Ou ação do subconsciente?SKU: 9788594660374 -
Ciência, Estudo, Conhecimento, Ernesto Bozzano
PENSAMENTO E VONTADE
Ernesto Bozzano, um dos mais notáveis autores dos primeiros tempos do Espiritismo e da pesquisa psíquica, apresenta nesta obra uma seleção de casos de fenômenos transcendentais que demonstram a natureza extraordinária do pensamento e da vontade como agentes poderosos de criação de formas materiais.
Trata-se de experiências obtidas com os mais renomados médiuns da época, relativas à obtenção de fotografias de formas-pensamento, de objetos e de entidades espirituais, além da análise de imagens mentais dadas em hipnose e verificáveis sob sugestão pós-hipnótica, bem como casos envolvendo o ectoplasma, em sessões singulares.
O pensamento, seja de encarnados como de desencarnados, revela-se poderoso escultor de formas sensíveis que produz imagens em fotos posadas, impressiona diretamente chapas fotográficas e materializa formas-pensamento de várias origens. Casos históricos que comprovam que o pensamento e a vontade são forças prodigiosas que podem modelar a matéria física.
Nada poderia ser mais importante para a pesquisa científica e a reflexão filosófica do que a demonstração dessa realidade, apoiada em fatos. Na verdade, o alcance dessa verdade – de que o pensamento é uma potente força criadora que pode atuar sobre a matéria – é excepcional: revela que o ser humano possui, em escala própria, os poderes criadores da Divindade, já que “a criação é apenas o pensamento exteriorizado de Deus”.Eis o excepcional significado desta obra, cujo conteúdo é de importância primordial na história dos fenômenos paranormais e do universo espírita, e é um dos mais notáveis textos do grande pesquisador que foi Bozzano. Seu diferencial é a inserção, pela primeira vez numa edição brasileira, das fotos originais que embasaram os casos mais notáveis do livro, publicadas à época na conceituada revista inglesa Light.
SKU: 9786557270998